6 de mai. de 2012

2° Encontro Projeto Ciranda Grávida

Aconteceu no dia 28.04 o 2° Encontro do Projeto Ciranda Grávida.  Contando com a presença de casais grávidos e não grávidos, e também de crianças, o tema deste sábado foi o "Parto de Várias Vidas". Teremos outros encontros sobre o parto onde trabalharemos temas importantes, como Violência Obstétrica e Plano de Parto. Desta vez, durante o Momento Educação Perinatal, passamos 2 vídeos: um sobre a maternidade Sofia Feldman (o SUS que dá certo!) e outro sobre o Hanami - O florescer da vida! A idéia era expor as várias possibilidades de assistência ao parto e tecer diálogos sobre expectativas dos presentes e as possibilidades que temos na cidade de Natal, RN. 


Optamos por utilizar o auditório do Instituto Social Íris, para facilitar a projeção dos vídeos, mas tivemos um imprevisto pela manhã com o aparelho multimídia disponível, o quê atrasou um pouco o início do  dia, pelo qual pedimos desculpas aos presentes!


Todos concentrados no que estava sendo mostrado. 


Desta vez, durante a divulgação do evento, pedimos que os participantes trouxessem comida para compartilharmos durante o intervalo, mas apenas um casal o fez. Assim, ficamos com eles dialogando mais sobre parto e degustando duas saladas deliciosas!

À tarde, durante o Momento A.M.A. (Arte é Meditação para o Auto-Conhecimento), preparamos o Ninho de Luara. No início dançamos um toré (dança da tradição indígena brasileira) para chamar nossas ancestrais. E em seguida, acolhemos Luara e seu bebê (Saiba mais sobre o Ninho de Luara).

No círculo pro Toré, sorrisos livres. 

Após carícias com  cheiros de terra e ervas, tecemos um pouco sobre o poder que habita cada uma, fonte primordial de vida e energia para seguir adiante durante o parto. Com espelho em mãos, tivemos a oportunidade de olhar nos olhos e buscar a leoa que há em cada um de nós, sempre enfatizando também a importância de nos sentirmos protegidas e seguras externamente para que esta força se faça cada vez mais e mais presente. Como isto em mente, fomos então nos conectar com o elemento terra, do qual somos filhos e parte, criando esculturas a partir da argila. 


Mãos de criadores, arte em movimento. 

Finalizamos nosso dia com a apresentação de nossas esculturas, seguido de um mutirão pra limpar o espaço. Gratidão à todos os presentes pelos olhos atentos, mãos cheias de amor e doação, e palavras com tanta energia boa! É por causa deste retorno que nós da R.A.M.A. seguimos na busca por mais respeito na assistência ao parto na cidade de Natal. Há ainda muito trabalho pela frente, mas o caminhar de formiguinha que se faz nestes encontros são essenciais pro fortalecimento da mulher, peça-chave de todo este processo. E vamos à luta! Até a próxima Ciranda Grávida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário