História da R.A.M.A.

No dia 22 de Fevereiro de 2011 fundou-se a R.A.M.A. - Rede de Apoio à Maternidade Ativa - em Natal, RN. Contando com um grupo de mulheres conscientes, experientes, protagonistas de seus partos, profissionais de longa e reconhecida trajetória na área materno-infantil e de ativismo internacional, o encontro aconteceu no Pq. das Dunas, na Casa Mãe Terra, escultura criada pela Artista Plástico Maurício Panella quando na gravidez de sua filha Maria Morena.


A R.A.M.A surge da vontade de fortalecer e difundir um novo nascer na cidade de Natal, RN. O nome da Rede é um chamado à tod@s para que se empoderem novamente do momento do parto e deixem brotar em seus corações a Rama de amor pelo seu corpo, seu ventre e sua força de fêmea; para que acreditem nesta força e lutem pela humanização de seus partos, tornando-se protagonistas deste momento único que é inteiramente da mulher.


A Rede tem como objetivo auxiliar no processo de empoderamento das mulheres que desejam trazer seus filhos ao mundo de uma maneira mais natural e menos tecnicista, para isto foram realizadas em 2011 as seguintes ações: 

- Círculos de Mulheres: Exploração do feminino em todos os aspectos - físicos, emocionais, psicológicos, espirituais, sociais, políticos, imaginário, etc. 

- Rodas de Gestantes (parceria PermaSer): Implementação do Projeto Ciranda Grávida - Educação perinatal, preparação e empoderamento à gravidez, parto (domiciliar e hospitalar) e maternidade ativa e conscientizada dirigida à mulheres grávidas (mais informações aqui: http://redematernidadeativa.blogspot.com.br/p/projeto-ciranda-gravida.html ).

- Realização do 1° Mamaço e 1° Slingada de Natal (mais informações aqui: http://filhaterra.blogspot.com/2011/10/no-dia-12.html).

- Participação no Fórum Perinatal de Natal - RN: Integrando o Comitê de Morte Materna como sendo um dos interlocutores ativos e um dos representantes da comunidade. 

- Participação na Conferência Municipal da Mulher, Natal e Parnamirim - RN, e na Conferência Estadual da Mulher: Apresentação de temas e resoluções sobre Direitos da Mãe e Bebê e violência contra mulheres à nível obstétrico (mais informações aqui: http://filhaterra.blogspot.com/2011/08/ii-conferencia-municipal-da-mulher_25.html).

- Participação na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres em Brasília: Uma moção contra a Violência Obstétrica, assinada por 17 associações e/ou sociedade civil brasileiras, foi apresentada e aprovada na Conferência.

- Plantões Voluntários de Doulas Comunitárias: Na Maternidade de Felipe Camarão, Natal - RN. 

- Apoio ao Treinamento dos Agentes de Saúde do PSF de Guamaré-RN: Apoio à Gestante durante a gravidez, parto e amamentação. Treino efetuado por Dra Edilsa Pinheiro (Obstetra), Profa. Rhomy Guimel, Profa. Regine Marton (Enfermeira Obstetra).




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Prezadas, minha esposa completará amanhã 36 semanas de gestação. Apesar de estar tudo bem com a criança, a obstetra que vem acompanhando minha esposa tem atemorizado ela quanto ao parto normal. A referida médica já checou inclusive a agendar o parto para o dia 23/10/2017, às 06:00h, oportunidade em que minha esposa ainda estará no início das 38 semanas. Gostaria de ouvir a opinião da RAMA, pois a meu ver o procedimento é prematuro e desnecessário! Como devo fazer?

    ResponderExcluir