Depois de um recesso que se estendeu mais do que o esperado, o Projeto Ciranda Grávida retorna com sua 2° Edição. A 1° Edição foi realizada durante o 2° semestre de 2011 e semeou sementes prósperas no coração de algumas mulheres (para saber mais do que já aconteceu, acessem: http://redematernidadeativa.blogspot.com.br/p/historico-ciranda-gravida-20112.html). No sábado 31.03 já sentimos um pouco destas sementes plantadas, com a presença de pessoas tão diversas que encheram a sala 13 do Instituto Social Íris e nossos corações com mais e mais Ramas de esperança e vontade de mudança.
Mulheres-mães paridas, mulheres-mães em gestação (também de si mesmas), homens-pais na espera do renascer, crianças nos ventres e no centro da sala - caldeirão sagrado!
Este ano estamos com nova dinâmica em nossas cirandas, com o encontro durando todo o dia (para saber mais, acessem: http://redematernidadeativa.blogspot.com.br/p/ciranda-gravida-2012.html), e mesmo o tema do dia sendo "A Concepção e a Gestação da Vida", durante a manhã a discussão permeou por vários assuntos, no intuito de sanar dúvidas e questionamentos dos presentes. Relatos de partos, histórias de vida e experiências de casos particulares dos presentes foram partilhados no centro da roda, nos aproximando e permitindo que que o elo de confiança fosse iniciado. Além disto, esclarecimentos iniciais sobre o quadro obstétrico no Brasil e em Natal especificamente foram feitos, sendo que teremos um encontro específico pra aprofundar estes temas.
Cenário-altar |
À tarde tivemos pela primeira vez o Momento A.M.A. (Arte é Meditação para o Auto-Conhecimento). Criado com o intuito de trazer novas leituras para a gravidez e o parto, o Momento A.M.A. utiliza-se da arte como ferramenta para acessar lugares sagrados escondidos dentro de nós . Iniciamos com uma Visualização Guiada para entrar em contato com nossas ancestrais e a sabedoria existente em nosso corpo como memória celular. A partir das paisagens que foram acessadas e compartilhadas por cada um no grupo, e de um cenário-altar já existente na sala, iniciamos uma reflexão sobre as paisagens que nos habitam como fontes de poder, onde residem nossos potenciais e intenções para ação, bem como nossas memórias que se manifestam através de símbolos.
Símbolos e intenções
O tema do dia "A Concepção e a Gestação da Vida" foi trazido para ser adicionado ao caldeirão. Utilizando sementes e pedaços de papel em branco, fizemos um paralelo entre concepção e a gestação da vida e tais sementes de intenção.
Intenções para ação!
- Estávamos presentes em intenções durante a concepção dos bebês que carregamos nos ventres?
- E sobre nossas próprias concepções e gestações, o quê sabemos sobre elas?
- Qual a importância de resgatar nossa história enquanto filha no escrever de uma nova história enquanto mãe?
Sementes, cores e símbolos do inconsciente.
Para finalizar, pedimos que cada pessoa presente expressasse através da pintura o quê o mais íntimo de si estivesse querendo dizer a partir das reflexões feitas no grupo. Foi um momento mágico deixar a vida ser através de tinta e pincéis e compartilhar com sorrisos e lágrimas o quê emana do poço sagrado que nos habita.
De dentro pra fora, de fora pra dentro.
Agradecemos à todos, presentes ou não, que de alguma forma apoiam e plantam sementes de intenções dia-a-dia, iniciando micro-revoluções tão essenciais para a mudança de paradigma necessária e urgente em tantos aspectos da vida. Agradecemos à Vida em si e às nossas ancestrais, mulheres de garra e força que foram, são e sempre serão presentes em nossos corpos, desde de nossos ventres, mãos e corações. Vocês estavam conosco naquela tarde de sábado tão mágica e transformadora! Até a próxima Ciranda Grávida!
|
Que lindo momento... no próximo compartilharei com vocês.
ResponderExcluir