22 de set. de 2012

Ciranda Grávida está de volta!


Depois de 4 meses com o projeto parado, a R.A.M.A., em parceria com a Casa Aho, retornou a Ciranda Grávida no dia 15.09.2012. Contando com a presença de 4 casais grávidos, 1 mãe grávida e 2 mães já paridas, nossa tarde foi regada à relatos de partos, bate-papo sobre desconfortos da gravidez, dança para saudar os filhotes no ventre e no colo, e ninho de despedida do útero e boas-vindas  ao mundo de Cauã, rebento de Gabi e Léo, que já já chega neste planetinha. 

Mulheres, homens e crianças em circulo.

Mais uma vez, os relatos de parto emocionaram os presentes! Rosário, mãe e doula, ao lado de suas duas lindas filhotas, nos mostrou com palavras fortes sua saga em busca de fazer diferente, o quê culminou no belíssimo parto domiciliar na água de sua segunda filha, Manuela. Luara, trazendo seu calmo menino aos braços, falou sobre seu parto vaginal hospitalar: sua ótica sobre o desrespeito da lei do acompanhente na maternidade Divino Amor, em Parnamirim. Ambas mulheres fortes com duas realidades de um mesmo sentir, de um parto de si mesma!

 Futuro papai treinando. ;)

Os relatos de parto estimularam a reflexão e debate dos presentes, mas antes de aprofundar no parto (tema da próxima ciranda), voltamos para a gravidez e seus desconfortos, passando dicas de alívios não farmacológicos. Após a discussão, fizemos uma vivência de musicoterapia - internalizando a música, sentindo o corpo e o ventre, bem com a troca com o bebê e o parceiro. Foi muito emocionante, algumas grávidas choraram e a Natureza abençoou com um vento belíssimo que balançava as árvores, fazendo um som in natura fora da sala. Lindo! 


Vivência de Musicoterapia.

Para finalizar, fizemos o belo ninho da Mãe Gabi e do filhote Cauã. Integramos a vivência de musicoterapia com o Ninho: preparamos um cantinho aconchegante com almofadas, e no meio da última música, levamos Gabi para deitar e todos os participantes puderam manifestar junto à Ela e Cauã seus desejos para o (re)nascimento de ambos, seja através do toque, massagem, afago, palavras e pensamentos de amor. Que venha tranquilo e na hora que assim escolher!


Gabi e Cauã sendo nutrido pelos presentes. 

Nós estamos muito felizes com a volta deste projeto que agora re-nasce em uma bela parceria com a Casa Aho, localizada na Vila de Ponta Negra. Agradecemos enormemente aos presentes e esperamos revê-los em breve, nas próximas cirandas!


2 comentários:

  1. Parabens a RAMA e Casa AHO por ter mas uma vez uma Ciranda e girando muito bem pelo que parede!!

    PARABENS!!!
    Regine Marton Parteira, Enfermeira Obstetra, Doula no RAMA

    ResponderExcluir