Mulheres, homens e crianças em circulo.
Mais uma vez, os relatos de parto emocionaram os presentes! Rosário, mãe e doula, ao lado de suas duas lindas filhotas, nos mostrou com palavras fortes sua saga em busca de fazer diferente, o quê culminou no belíssimo parto domiciliar na água de sua segunda filha, Manuela. Luara, trazendo seu calmo menino aos braços, falou sobre seu parto vaginal hospitalar: sua ótica sobre o desrespeito da lei do acompanhente na maternidade Divino Amor, em Parnamirim. Ambas mulheres fortes com duas realidades de um mesmo sentir, de um parto de si mesma!
Futuro papai treinando. ;)
Os relatos de parto estimularam a reflexão e debate dos presentes, mas antes de aprofundar no parto (tema da próxima ciranda), voltamos para a gravidez e seus desconfortos, passando dicas de alívios não farmacológicos. Após a discussão, fizemos uma vivência de musicoterapia - internalizando a música, sentindo o corpo e o ventre, bem com a troca com o bebê e o parceiro. Foi muito emocionante, algumas grávidas choraram e a Natureza abençoou com um vento belíssimo que balançava as árvores, fazendo um som in natura fora da sala. Lindo!
Vivência de Musicoterapia.
Para finalizar, fizemos o belo ninho da Mãe Gabi e do filhote Cauã. Integramos a vivência de musicoterapia com o Ninho: preparamos um cantinho aconchegante com almofadas, e no meio da última música, levamos Gabi para deitar e todos os participantes puderam manifestar junto à Ela e Cauã seus desejos para o (re)nascimento de ambos, seja através do toque, massagem, afago, palavras e pensamentos de amor. Que venha tranquilo e na hora que assim escolher!
Gabi e Cauã sendo nutrido pelos presentes.
Nós estamos muito felizes com a volta deste projeto que agora re-nasce em uma bela parceria com a Casa Aho, localizada na Vila de Ponta Negra. Agradecemos enormemente aos presentes e esperamos revê-los em breve, nas próximas cirandas!
Parabens a RAMA e Casa AHO por ter mas uma vez uma Ciranda e girando muito bem pelo que parede!!
ResponderExcluirPARABENS!!!
Regine Marton Parteira, Enfermeira Obstetra, Doula no RAMA
Quando será o próximo encontro?
ResponderExcluir