26 de jan. de 2013

Relato da Ciranda Especial de Verão

No dia 19 de Janeiro, RAMA e CASA AHO receberam 10 gestantes e suas famílias, além de profissionais de saúde, para um dia de intensas partilhas e vivências! Com idades gestacionais variadas - desde 11 até 39semanas, todas as gestantes, companheiros e avós puderam aproveitar as diversas atividades oferecidas neste dia.
Iniciamos com uma breve prática de meditação ativa com a parteira e doula Regine Marton, que com sua larga experiência, trouxe novas possibilidades de percepção do corpo grávido.
Após este momento,  uma vivência de Dança-Movimento-Terapia oferecida por Margallyza Viana Martins (Zinha) colocou todos para mexer as estruturas e interagir com suas percepções e seu bebê.
Uma breve pausa para um lanche natural e todos estavam prontos para uma das atividades mais comentadas do dia: Arteterapia com Bia da Terra, momento onde cada um pode se expressar através da pintura em tecido, trabalhando suas emoções através do lúdico com tintas e pincéis. Os resultados estão graciosamente expostos na Casa Aho.
Após um delicioso almoço natural, chegou o esperado momento de ir para as piscinas, numa atividade oferecida por Regine Marton, que também trabalha com Watsu e AquaBirth. Massagens, técnicas vocais e outros recursos foram utilizados por Regine para que este momento fosse plenamente aproveitado pelas futuras mães...
Por solicitação das gestantes, Regine fez a palpação de seus bebês e constatou que todos estavam muito bem, alguns de IG mais avançada já estavam apresentação cefálica, em pleno movimento nos ventres de suas mães.
Após este momento, fizemos uma breve sequência de exercícios pré-natais e posições para parto com Nicole Passos, onde foram oferecidas algumas alternativas de posições verticais e sobre a bola para que as gestantes se mantenham plenamente ativas durante o trabalho de parto.
Na sequência, para finalizar este momento, um compartilhar com a equipe RAMA e um delicioso lanche foi servido.
Confira as fotos deste dia cheio de alegria, aprendizados e muitas possibilidades de vivênciar gestação e parto de uma forma saudável e harmoniosa.














































































3 comentários:

  1. bravo para todas nos... Trabalho lindo de Nicole Bia e Regine..

    ResponderExcluir
  2. ai que lindas barrigas!!!! dias maravilhoso!!!
    grata aos presentes pela confiança no nosso trabalho, muito bom compartilhar sorrisos e ultrapassar barreiras ao lado de vocês!

    amor

    bia da terra

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, meninas! Eu sempre acompanho as postagens do blogue. Ainda não sou mãe (pelos planos, quem sabe, lá pra 2016...), mas mesmo assim me interesso muito pelo protagonismo da mulher na hora do parto.
    Gostaria muito de participar desses encontros, conhecer mais, aprender com vocês tudo sobre o parto natural. Seria possível ou os encontros são restritos às mulheres já grávidas?

    Muitos abraços para todas vocês que ajudam a desmistificar e tornar natural algo que, por essência, deve acontecer naturalmente.
    Admiro muito o trabalho que vocês realizam e, de longe, envio muitos pensamentos positivos para que cada grávida que eu vejo nas fotos descubra a guerreira que ela tem dentro de si.

    Juliana.

    ResponderExcluir